Ganhe 5% de desconto no boleto bancário!

Pedro no Parque de Diversões - Desenvolvendo a Consciência Fonológica

Mais Imagens

Pedro no Parque de Diversões - Desenvolvendo a Consciência Fonológica

Seja o primeiro a avaliar este produto

Pedro no Parque de Diversões tem por objetivo desenvolver a consciência fonológica nos níveis silábico e intrassilábico, mediante atividades de segmentação, síntese, contagem, identificação, inclusão, exclusão, substituição e transposição.

Código do Produto: PP
Por: R$ 537,00
Em até
10x de R$ 53,70
SEM JUROS (cartão de crédito)
Download Versão gratuita para avaliação

Pedro no Parque de Diversões tem por objetivo desenvolver a consciência fonológica nos níveis silábico e intrassilábico, mediante as seguintes habilidades:

● segmentação
● síntese
● contagem
● identificação
● inclusão
● exclusão
● substituição
● transposição

A consciência fonológica (CF) refere-se à consciência dos sons que compõem as palavras que ouvimos e falamos (Cardoso-Martins,1991). Por meio de tal conhecimento, é possível reconhecer e produzir rimas, identificar palavras que começam ou terminam com os mesmos sons, manipular sílabas e fonemas para elaborar novas palavras (Freitas, 2004). Para Gough e Larson (1996) a C.F. é formada por uma estrutura hierárquica, desenvolvida através de estágios, que começam a partir do domínio de unidades fonológicas mais globais (sílabas) até a consciência dos segmentos fonêmicos da fala (fonemas).

O software pode ser utilizado por professores (para auxiliar no processo de alfabetização), por fonoaudiólogos e psicopedagogos (nos casos de dificuldades e/ou transtornos). A utilização do produto é indicada durante o processo de aquisição da linguagem escrita (com ou sem dificuldades), nos transtornos da função auditiva, nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e nos desvios de fala.

Convém destacar que o uso deste programa é indicado após uma avaliação criteriosa da Consciência Fonológica.


Considerações

Para a construção do Pedro no parque de diversões, as coordenadoras preocuparam-se em:

1) Organizar hierarquicamente as habilidades fonológicas de acordo com a sequência proposta no instrumento de avaliação CONFIAS (Moojen e col., 2003);

2) Elaborar as tarefas variando o tipo de unidades a ser estimulada (poli ou monossílabas); o contexto onde as sílabas estão inseridas (onset simples ou complexo); a posição que a unidade silábica ocupa na palavra e na pseudopalavra (inicial, medial, final); a quantidade e o tipo de operações cognitivas exigidas (sintetizar, contar, comparar e identificar ( o que combina e/ou não), segmentar, incluir, excluir, substituir e transpor) e a presença ou ausência de apoio visual e auditivo;

3) Utilizar, na fala dos personagens, as variantes padrão e de prestígio do português brasileiro, com o intuito de minimizar o uso das variantes típicas da região onde foram feitas as gravações. É importante ressaltar que muitas habilidades de consciência fonológica emergem antes da alfabetização e, por esse motivo, a criança, inicialmente, baseia-se na fala para realizar as operações de C.F. Considerando a diversidade linguística do Brasil, caberá ao terapeuta ou educador discutir com a criança as diferentes pronúncias e se necessário, mediar esse processo.


Pedro no Parque de Diversões é um software específico para desenvolver as habilidades de consciência fonológica nos níveis silábico e intrassilábico, através de nove atividades:


Carrossel

Os cavalos do carrossel estão acorrentados. Para soltá-los, o jogador deve ouvir uma palavra separada em sílabas e clicar na figura correspondente ao estímulo elicitado. A dificuldade cresce quando as opções de resposta aumentam ou quando é ampliado o intervalo entre a apresentação de cada sílaba. 

Habilidade fonológica estimulada: síntese silábica.


Circo

Para que o elefante atravesse a corda sem cair na água, o jogador deve ouvir uma palavra e identificar seu número de sílabas. Ao longo do jogo, são apresentadas palavras formadas por uma, duas, três, quatro ou cinco sílabas. No primeiro nível, a criança poderá ouvir a sílaba correspondente (retorno auditivo).

Habilidade fonológica estimulada: segmentação e contagem silábica.


Xícaras

O jogador deve responder as perguntas feitas pelo bule, por exemplo: Tem 'pa' em 'pato'? O nível de complexidade aumenta à medida que as palavras passam a ser formadas por um número maior de sílabas e também pela posição que a sílaba ocupa na palavra. 

Habilidade fonológica estimulada: detecção silábica.


Tiro Ao Alvo

No jogo Tiro ao Alvo aparecem alguns gatos e uma figura. Com uma pistola de água, o jogador deve acertar o gato que falou a palavra que rima com a figura apresentada. A dificuldade aumenta gradativamente com o aparecimento de outros gatos. 

Habilidade fonológica estimulada: identificação de rima.


Reino dos Jacarés

Neste jogo será apresentada uma imagem e o jogador irá ouvir três palavras e deverá escolher a que tem a mesma sílaba da figura apresentada. No primeiro nível é exigida a identificação da sílaba inicial, no segundo, da sílaba final e, no último, da sílaba medial.

Habilidade fonológica estimulada: identificação de sílaba inicial, medial e final.


Jogo do Palhaço

Aqui serão exibidos alguns balões com figuras. Enquanto os balões estão subindo, o jogador ouvirá uma palavra e deverá acertar, com um dardo, no balão que contém a figura cujo nome não rima com a palavra ouvida. A dificuldade aumenta quanto maior for o número de balões e quanto maior a velocidade com que os balões sobem.

Habilidade fonológica estimulada: identificação de palavra que não rima.


Jogos Eletrônicos

O jogador ouvirá palavras e não-palavras e deverá identificar a palavra oculta. Por exemplo, dentro da palavra 'soldado' existe a palavra 'dado'. Além da figura do dado, outras duas figuras serão exibidas. A dificuldade varia de acordo com o estímulo apresentado (palavra ou não- palavra) e com a posição onde está inserida a palavra escondida (início, fim).

Habilidade fonológica estimulada: exclusão silábica.

 

Trem Fantasma

Este jogo é formado por três desafios. No primeiro, o jogador deve executar uma tarefa de inclusão, como: em que parte da palavra 'bóia' foi acrescentado 'ji' para formar 'jibóia'? (início, meio ou fim). Para o segundo desafio, deve executar uma tarefa de exclusão, como: que pedaço foi tirado da palavra “mamão” para formar “mão”? Por fim, deve executar uma tarefa de substituição, como: a palavra é 'bola', se trocarmos 'bó' por 'ba' que palavra encontramos?

Habilidades fonológicas estimuladas: inclusão e identificação da posição silábica, exclusão e substituição silábica.


Tobogã

Aqui temos 3 níveis diferentes: no primeiro, será ouvida a primeira sílaba de uma palavra. Após, duas sílabas serão ouvidas e o jogador deverá escolher qual completa a palavra. 
Já no segundo nível, é preciso identificar se ao invertermos as sílabas ouvidas, formaremos ou não uma palavra. No último nível, cada personagem diz uma sílaba e o jogador deve formar uma palavra escolhendo dois personagens.

Habilidades fonológicas estimuladas: formação de palavras a partir de sílaba dada, síntese silábica e transposição silábica.

- Microcomputador padrão IBM-PC ou compatível com processador Pentium 1,500 Ghz
- 2GB de Memória RAM
- HD com 500 MB livres
- Placa de vídeo com suporte high color (16 bits - 800 x 600)
- CD-ROM 8x ou superior
- Placa de som e caixas acústicas
- Fone de ouvido com microfone
- Mouse
- Teclado
- Windows XP/7/8/10

Ao adquirir o produto você tem direito a uma senha principal (para um computador) e terá direito a uma senha reserva (como garantia para o caso de ocorrer algum problema no computador onde o software foi instalado).

Se você quiser utilizar esta senha reserva para instalar o software em um outro computador (Ex. um laptop), você pode, porém lembramos que se ocorrer algum problema em um dos dois computadores (furto,pane elétrica, ou um problema que impossibilite de que o mesmo possa ser utilizado), você não receberá uma terceira senha gratuitamente e perderá o direito de uso do software no computador que ocorreu o problema.

Caso você precise trocar o computador onde o software está instalado, mudar de sistema operacional ou mesmo atualizar este micro:

Antes você precisará desabilitar o produto e nos enviar a sua "senha de remoção". Para desabilitar, acesse a pasta do programa Ex. "Iniciar/Programas/CTS - Motrisis” e clique em "Controle de Licença", clique no botão "Desabilitar”.

Para habilitar/desabilitar seu produto Informe sua senha pelo telefone: (46) 3225 4340 ou pelo e.mail: suporte@ctsinformatica.com.br

Produtos Relacionados