O que já era bom, ficou ainda melhor!
Com a coordenação das Fgas Ana Alvarez, Maura L. Sanchez e Mariana C. Guedes a CTS está lançando uma nova versão do software de estimulação Neuroauditivocognitiva, Escuta Ativa.
Escuta Ativa Web é um software que oferece um conjunto de tarefas acústicas designadas para ativar o sistema auditivo e sistemas relacionados, de tal maneira, que suas bases neurais e comportamentos auditivos associados sejam alterados positivamente.
As diferentes atividades têm a finalidade de aprimorar a percepção auditiva e propiciam um treinamento organizado, planejado e medido para ser utilizado por crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Inicialmente, o software realiza a calibração por meio de tons puros e palavras, definindo os níveis de intensidade ideais para cada cliente.
Em seguida, inicia-se a avaliação, que consta de:
1. Questionário de auto-avaliação
2. Fala no ruído
3. Identificação de Apitos
4. Escuta Dicótica
Com os resultados da avaliação, cria-se um perfil individual, a partir do qual serão oferecidas tarefas específicas de habilitação.
Doze atividades visam trabalhar as seguintes habilidades auditivas:
- Estimulação das habilidades auditivas de interação binaural
- Figura-fundo
- Resolução temporal
- Padronização temporal
- Discriminação, integração e separação binaural
Todas as tarefas são apresentadas com vários níveis de dificuldade. Independente da tarefa que está sendo feita, Escuta Ativa disponibiliza um controle que permite a inserção de ruído de fundo competitivo em cada jogo.
Como recompensa aos avanços realizados pelo cliente, Escuta Ativa disponibiliza dois jogos de “premiação” com o objetivo de manter a motivação e o empenho do cliente.
Coordenação:
Fga. Dra. Ana Alvarez
Fga. Ms. Maura Lígia Sanchez
Fga. Ms. Mariana Cardoso Guedes
Mais informações sobre a atualização...
*Acesso via CTS Play. Versão trial 7 dias grátis disponível.
*Este Aplicativo utiliza uma conta PREMIUM, acesse a aba Licença de Uso para mais informações
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Algumas novidades da versão Web:
- Novo cadastro de pacientes e novidades na calibração com palavras com monossílabos/dissílabas e trissílabas
- Modificações no processo de avaliação com Dicóticos de Sílabas para melhor apresentação do resultado de
lateralização e também a análise quantitativa e qualitativa dos resultados
- Interface remodelada com leitura fácil de resultados através de gráficos
- Todos os jogos estão com novo layout e apresentam novas estratégias de facilitação de
desempenho, como a segunda chance nas respostas, o que possibilita ao cliente entender melhor
seus erros e acertos.
- Mais segurança para seus dados e as informações dos pacientes que agora estão todos em nuvem
- Acesso 100% web, ou seja, pode ser utilizado através de MAC OS.
Escuta Ativa inicialmente realiza a calibração por meio de tons puros e palavras, definindo os níveis de intensidade ideais para cada cliente. Em seguida, inicia-se a avaliação. Com os resultados da avaliação, cria-se um perfil individual, a partir do qual serão oferecidas as tarefas específicas de treinamento.
Avaliação:
A avaliação é composta de:
1. Questionário de auto-avaliação: o cliente responde perguntas sobre como percebe seu comportamento auditivo;
2. Fala no ruído: O cliente indica o que ouviu e compreendeu de frases apresentadas com competição de ruído, com o objetivo de avaliar a quantidade de informação retida e perdida em situações de escuta não ideal;
3. Identificação de Apitos: O cliente indica a sequência de sons ouvidos, com o objetivo de avaliar a sua competência em padronização temporal;
4. Escuta Dicótica: O cliente indica as duas palavras diferentes ouvidas na orelha direita e as duas ouvidas na orelha esquerda, com o objetivo de avaliar sua competência em integração binaural.
Treinamento:
Doze atividades são disponibilizadas:
1. Quantos Intervalos
Neste jogo, o cliente deve perceber os intervalos entre os estímulos, distribuidos em tons puros, músicas e frases.
Principais habilidades desenvolvidas: atenção auditiva e resolução temporal.
2. Qual Som Ouviu
O cliente ouve duas palavras similares e deverá responder se são iguais ou diferentes. No último nível, é inserido um ruído competitivo, aumentando a dificuldade da tarefa e demandando nível crescente de atenção.
Principais habilidades desenvolvidas: atenção e discriminação auditiva.
3. Siga a Flauta
O cliente deverá reproduzir padrões sonoros, que diferem pela duração, tocados pela flauta. A quantidade de estímulos sonoros varia de 3 a 5.
Principais habilidades desenvolvidas: padronização temporal e memória auditiva.
4. Siga o Piano
O cliente deverá reproduzir padrões sonoros, que diferem pela frequência, tocados pelo piano. A quantidade de estímulos sonoros varia de 3 a 5.
Principais habilidades desenvolvidas: padronização temporal e memória auditiva.
5. Siga a Sequência
O cliente ouve uma sequência de sons e deverá clicar nos objetos do cenário mostrado, segundo as ordens que aparecerão na tela.
Principais habilidades desenvolvidas: memória auditiva, memória operacional, integração do não-verbal ao verbal, função executiva.
6. Tiro ao Alvo
O cliente ouve estímulos dicóticos e deverá identificar em qual orelha uma determinada palavra foi apresentada. Os estímulos alvo são números, palavras e frases dicóticas.
Principais habilidades desenvolvidas: separação binaural e atenção auditiva.
7. Esquerda - Direita
O cliente ouve várias palavras dicóticas, e deverá identificar as palavras ouvidas em cada canal, selecionando-as entre várias opções similares.
Principais habilidades desenvolvidas: integração binaural e atenção auditiva.
8. Binaural
O cliente deverá identificar a localização e a distância dos estímulos, isto é, se os sons vêm da direita ou esquerda, e se estão longe ou perto.
Principais habilidades desenvolvidas: interação binaural e atenção auditiva.
9. Quantos Sons
O cliente deverá identificar a quantidade de estímulos apresentados.
Principais habilidades desenvolvidas: resolução temporal e atenção auditiva.
10. Audição e Atenção
O cliente ouve duas palavras e deverá identificar se elas estão de acordo com o enunciado da tarefa.
Principais habilidades desenvolvidas: análise e síntese auditiva, discriminação auditiva, atenção dividida, função executiva.
Como recompensa aos avanços realizados pelo cliente, Escuta Ativa disponibiliza os dois jogos abaixo de “premiação” com o objetivo de manter a motivação e o empenho do cliente.
11. Pegue se Puder
Neste jogo, o cliente seguir o deslocamento rápido de um item na tela, e clicar sobre ele.
Principais habilidades desenvolvidas: atenção visual, coordenação visuo-manual.
12. Siga o Ritmo
O cliente ouve uma das músicas à escolha, e deverá acertar o maior número de notas musicais ouvidas, pressionando as setas de direção do teclado.
Principais habilidades desenvolvidas: processamento temporal, velocidade de processamento.
Estatísticas:
Na tela de estatísticas, o clínico e o cliente poderão verificar o número de erros e acertos, e o tempo de resposta em cada jogo, mostrando a evolução no treinamento.