Escuta Ativa é um software que oferece um conjunto de tarefas acústicas designadas para ativar o sistema auditivo e sistemas relacionados, de tal maneira, que suas bases neurais e comportamentos auditivos associados sejam alterados positivamente.
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ESCUTA ATIVA - AVALIAÇÃO E TREINAMENTO AUDITIVO NEUROCOGNITIVO

ESCUTA ATIVA - AVALIAÇÃO E TREINAMENTO AUDITIVO NEUROCOGNITIVO


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Escuta Ativa é um software que oferece um conjunto de tarefas acústicas designadas para ativar o sistema auditivo e sistemas relacionados, de tal maneira, que suas bases neurais e comportamentos auditivos associados sejam alterados positivamente.

As diferentes atividades têm a finalidade de aprimorar a percepção auditiva e propiciam um treinamento organizado, planejado e medido para ser utilizado por crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Inicialmente, o software realiza a calibração por meio de tons puros e palavras, definindo os níveis de intensidade ideais para cada cliente.

Em seguida, inicia-se a avaliação, que consta de:

1. Questionário de auto-avaliação
2. Fala no ruído
3. Identificação de Apitos
4. Escuta Dicótica

Com os resultados da avaliação, cria-se um perfil individual, a partir do qual serão oferecidas tarefas específicas de habilitação.

Doze atividades visam trabalhar as seguintes habilidades auditivas:

- Estimulação das habilidades auditivas de interação binaural
- Figura-fundo
- Resolução temporal
- Padronização temporal
- Discriminação, integração e separação binaural

Todas as tarefas são apresentadas com vários níveis de dificuldade. Independente da tarefa que está sendo feita, Escuta Ativa disponibiliza um controle que permite a inserção de ruído de fundo competitivo em cada jogo.

Como recompensa aos avanços realizados pelo cliente, Escuta Ativa disponibiliza dois jogos de “premiação” com o objetivo de manter a motivação e o empenho do cliente.

 

Coord.: 

Dra. Ana Alvarez
Fga. Ms. Maura Lígia Sanchez
Fga. Ms. Mariana Cardoso Guedes

 

*Acesso via CTS Play. Versão trial 7 dias grátis disponível

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Características



    Escuta Ativa inicialmente realiza a calibração por meio de tons puros e palavras, definindo os níveis de intensidade ideais para cada cliente. Em seguida, inicia-se a avaliação. Com os resultados da avaliação, cria-se um perfil individual, a partir do qual serão oferecidas as tarefas específicas de treinamento.

     

    Avaliação:

    A avaliação é composta de:

    1. Questionário de auto-avaliação: o cliente responde perguntas sobre como percebe seu comportamento auditivo;

    2. Fala no ruído: O cliente indica o que ouviu e compreendeu de frases apresentadas com competição de ruído, com o objetivo de avaliar a quantidade de informação retida e perdida em situações de escuta não ideal;

    3. Identificação de Apitos: O cliente indica a sequência de sons ouvidos, com o objetivo de avaliar a sua competência em padronização temporal;

    4. Escuta Dicótica: O cliente indica as duas palavras diferentes ouvidas na orelha direita e as duas ouvidas na orelha esquerda, com o objetivo de avaliar sua competência em integração binaural.

     

    Treinamento:

    Doze atividades são disponibilizadas:

    1. Quantos Intervalos

    Neste jogo, o cliente deve perceber os intervalos entre os estímulos, distribuidos em tons puros, músicas e frases.
    Principais habilidades desenvolvidas: atenção auditiva e resolução temporal.

     

    2. Qual Som Ouviu

    O cliente ouve duas palavras similares e deverá responder se são iguais ou diferentes. No último nível, é inserido um ruído competitivo, aumentando a dificuldade da tarefa e demandando nível crescente de atenção.
    Principais habilidades desenvolvidas: atenção e discriminação auditiva.

     

    3. Siga a Flauta

    O cliente deverá reproduzir padrões sonoros, que diferem pela duração, tocados pela flauta. A quantidade de estímulos sonoros varia de 3 a 5.
    Principais habilidades desenvolvidas: padronização temporal e memória auditiva.

     

    4. Siga o Piano

    O cliente deverá reproduzir padrões sonoros, que diferem pela frequência, tocados pelo piano. A quantidade de estímulos sonoros varia de 3 a 5.
    Principais habilidades desenvolvidas: padronização temporal e memória auditiva.

     

    5. Siga a Sequência

    O cliente ouve uma sequência de sons e deverá clicar nos objetos do cenário mostrado, segundo as ordens que aparecerão na tela.
    Principais habilidades desenvolvidas: memória auditiva, memória operacional, integração do não-verbal ao verbal, função executiva.

     

    6. Tiro ao Alvo

    O cliente ouve estímulos dicóticos e deverá identificar em qual orelha uma determinada palavra foi apresentada. Os estímulos alvo são números, palavras e frases dicóticas.
    Principais habilidades desenvolvidas: separação binaural e atenção auditiva.

     

    7. Esquerda - Direita

    O cliente ouve várias palavras dicóticas, e deverá identificar as palavras ouvidas em cada canal, selecionando-as entre várias opções similares.
    Principais habilidades desenvolvidas: integração binaural e atenção auditiva.

     

    8. Binaural

    O cliente deverá identificar a localização e a distância dos estímulos, isto é, se os sons vêm da direita ou esquerda, e se estão longe ou perto.
    Principais habilidades desenvolvidas: interação binaural e atenção auditiva.

     

    9. Quantos Sons

    O cliente deverá identificar a quantidade de estímulos apresentados.
    Principais habilidades desenvolvidas: resolução temporal e atenção auditiva.

     

    10. Audição e Atenção

    O cliente ouve duas palavras e deverá identificar se elas estão de acordo com o enunciado da tarefa.
    Principais habilidades desenvolvidas: análise e síntese auditiva, discriminação auditiva, atenção dividida, função executiva.

     

    Como recompensa aos avanços realizados pelo cliente, Escuta Ativa disponibiliza os dois jogos abaixo de “premiação” com o objetivo de manter a motivação e o empenho do cliente.

    11. Pegue se Puder

    Neste jogo, o cliente seguir o deslocamento rápido de um item na tela, e clicar sobre ele.
    Principais habilidades desenvolvidas: atenção visual, coordenação visuo-manual.

     

    12. Siga o Ritmo

    O cliente ouve uma das músicas à escolha, e deverá acertar o maior número de notas musicais ouvidas, pressionando as setas de direção do teclado.
    Principais habilidades desenvolvidas: processamento temporal, velocidade de processamento.

     

    Estatísticas:

    Na tela de estatísticas, o clínico e o cliente poderão verificar o número de erros e acertos, e o tempo de resposta em cada jogo, mostrando a evolução no treinamento.