Pedro na Casa Mal-Assombrada desenvolve as habilidades de processamento auditivo composto de 8 exercícios envolvendo diferentes padrões verbais e não-verbais nas tarefas de detecção, discriminação, reconhecimento, atenção, memorização e contagem.
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PEDRO NA CASA MAL-ASSOMBRADA - DESENVOLVENDO AS HABILIDADES AUDITIVAS

PEDRO NA CASA MAL-ASSOMBRADA - DESENVOLVENDO AS HABILIDADES AUDITIVAS


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Pedro na Casa Mal-Assombrada é um software específico para desenvolver as habilidades de processamento auditivo composto de 8 exercícios envolvendo diferentes padrões verbais e não-verbais para trabalho das seguintes habilidades auditivas:

 

- Detecção do som
- Reconhecimento e identificação sonora
- Discriminação auditiva
- Análise e síntese auditiva
- Figura-fundo em situação de escuta difícil
- Memória sequencial auditiva
- Contagem
- Sequência de padrão de frequência e duração
- Reconhecimento de aspectos prosódicos linguísticos emocionais
- Organização sequencial e atenção sustentada
- Fechamento auditivo

 

Coord.:

Fga. Rosangela Marostega Santos
Fga. Melissa Bernardes Toffoli
Fga. Ana Paula Bazzan Cardoso
Pedag. Gabriela Pauzeiro Drumond
Daniela Alfama da Rosa – Graduada em letras

 

*Acesso via CTS Play. Versão trial 7 dias grátis disponível!

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Características



    Jogos:

    Ambiente 1 - Sala

    Neste jogo a criança passará a escutar um som e terá que identificar a figura que o representa. A dificuldade aumenta à medida que mais sons são apresentados, iniciando com estímulos não-verbais e finalizando com estímulos verbais. Tarefa básica para quadros de déficits de decodificação auditiva.

    Principais habilidades desenvolvidas: detecção do som, reconhecimento e identificação sonora, discriminação auditiva, atenção seletiva, análise e síntese auditiva, figura-fundo em situação de escuta difícil e memória sequencial auditiva.

     

    Ambiente 2 - Quarto

    A criança escuta sons verbais em nível de palavras, sílabas, vogais e consoantes da língua portuguesa. O desafio é estabelecer a comparação entre dois sons acusticamente semelhantes ou diferentes, visando estimular o componente formal da linguagem (fonética e a fonologia), bem como, o trabalho nos déficits de decodificação auditiva e integração.

    Principais habilidades desenvolvidas: detecção do som, reconhecimento e identificação sonora, discriminação auditiva, análise e síntese de sons verbais.

     

    Ambiente 3 - Escada

    O jogador deve escutar e contar o número de sons (não-verbais e verbais) apresentados. Tarefa indicada especialmente para os déficits de decodificação e organização sequencial.

    Principais habilidades desenvolvidas: detecção do som, reconhecimento e identificação sonora, atenção seletiva, memória sequencial e contagem de sons verbais e não-verbais.

     

    Ambiente 4 - Banheiro

    Um som não-verbal é apresentado e a criança deve identificar no primeiro nível padrões de duração e, no segundo, padrões de frequência. Já no nível três, os dois padrões devem ser reconhecidos simultaneamente. Nestas tarefas há grande envolvimento de mecanismos atencionais, mnemônicos e linguísticos. Indicado para casos de disfunção não-verbal e déficit de integração.

    Principais habilidades desenvolvidas: detecção, reconhecimento, discriminação, retenção e resgate da ordem e sequência temporal das informações acústicas.

     

    Ambiente 5 - Cozinha

    Neste jogo aparecem várias torneiras. Cada uma emite um som com padrões de frequência diferenciado. No nível 1 o jogador deve identificar o som igual e no nível 2 o diferente. Este trabalho é recomendado para casos envolvendo disfunção não- verbal e de integração.

    Principais habilidades desenvolvidas: detecção, reconhecimento, discriminação, detenção e resgate da ordem, memória e sequência de padrão de frequência.

     

    Ambiente 6 - Sala de Música

    Através deste jogo a criança irá desenvolver a habilidade para identificar e reproduzir melodias, visando estimular o componente pragmático da linguagem. Este trabalho é recomendado para casos de disfunção não-verbal ou déficit de prosódia, déficit de integração e e organização sequencial.

    Principais habilidades desenvolvidas: detecção, reconhecimento, atenção, memória sequencial auditiva de sons não-verbais.

     

    Ambiente 7 - Sotão (baú)

    Neste jogo a criança irá identificar padrões prosódicos linguísticos envolvendo conteúdo emocional. Esta atividade é fundamental para o desenvolvimento pragmático da linguagem. Portanto, é recomendado para o trabalho nas disfunções não-verbais, nos déficits de integração e de associação auditivo-linguístico.

    Principais habilidades desenvolvidas: detecção, atenção, reconhecimento de aspectos prosódicos linguísticos emocionais e organização sequencial.

     

    Ambiente 8 - Sotão (esqueleto)

    Este jogo tem por objetivo o trabalho com a atenção do ouvinte, envolvendo a intensidade e a novidade do estímulo. Para direcionar a atenção do ouvinte é apresentado, entre estímulos conhecidos, um estímulo que se distingue dos outros.

    Dessa forma, torna-se fundamental monitorar o sinal acústico sobre os demais sinais competitivos. Tarefa recomendada para os déficits de decodificação, quadros envolvendo transtornos atencionais e integração.

    Principal habilidade desenvolvida: atenção sustentada.