Pedro no Parque de Diversões Web tem por objetivo desenvolver a consciência fonológica nos níveis silábico e intrassilábico, mediante as seguintes habilidades:
● segmentação
● síntese
● contagem
● identificação
● inclusão
● exclusão
● substituição
● transposição
O produto pode ser utilizado por Professores (para auxiliar no processo de alfabetização), por Fonoaudiólogos e Psicopedagogos (nos casos de dificuldades e/ou transtornos). A utilização do produto é indicada durante o processo de aquisição da linguagem escrita (com ou sem dificuldades), nos transtornos da função auditiva, nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e nos desvios de fala.
Convém destacar que o uso deste software é indicado após uma avaliação criteriosa da Consciência Fonológica.
Considerações
Para a construção do Pedro no parque de diversões, as coordenadoras preocuparam-se em:
1) Organizar hierarquicamente as habilidades fonológicas de acordo com a sequência proposta no instrumento de avaliação CONFIAS (Moojen e col., 2003);
2) Elaborar as tarefas variando o tipo de unidades a ser estimulada (poli ou monossílabas); o contexto onde as sílabas estão inseridas (onset simples ou complexo); a posição que a unidade silábica ocupa na palavra e na pseudopalavra (inicial, medial, final); a quantidade e o tipo de operações cognitivas exigidas (sintetizar, contar, comparar e identificar ( o que combina e/ou não), segmentar, incluir, excluir, substituir e transpor) e a presença ou ausência de apoio visual e auditivo;
3) Utilizar, na fala dos personagens, as variantes padrão e de prestígio do português brasileiro, com o intuito de minimizar o uso das variantes típicas da região onde foram feitas as gravações. É importante ressaltar que muitas habilidades de consciência fonológica emergem antes da alfabetização e, por esse motivo, a criança, inicialmente, baseia-se na fala para realizar as operações de C.F. Considerando a diversidade linguística do Brasil, caberá ao terapeuta ou educador discutir com a criança as diferentes pronúncias e se necessário, mediar esse processo.
*Acesso via CTS Play. Versão trial 7 dias grátis disponível
*Este Aplicativo utiliza uma conta PREMIUM, acesse a aba Licença de Uso para mais informações
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Algumas novidades da versão Web:
- Layout de todos os jogos e animações remodeladas em resolução full-HD e imagens em alta definição.
- Todos os jogos permitem avançar entre os níveis, você pode "pular" um nível e trabalhar de forma mais específica cada habilidade.
- Os jogos apresentam o botão pausa, permitindo que o terapeuta auxilie a criança e conduza melhor o processo terapêutico.
- Na maioria dos jogos quantidade de estímulos passou de 5 para 10, possibilitando um maior aprendizado para a criança.
- Todos os jogos permitem o uso de ruído competitivo. Você pode optar por ativar ou desativar durante qualquer etapa do jogo, dessa forma, além do treinamento da habilidade fonológica, há a possibilidade de desenvolver a função cognitiva de atenção auditiva e figura-fundo.
- Você conta com estatísticas demonstrando o desempenho da criança
- Quando a criança errar, o jogo além de dar uma nova chance, após a segunda tentativa e a persistência do erro, informa a resposta correta intensificando o processo de aprendizagem.
- Os dados do cliente são salvos na nuvem. Você não corre risco de perder suas informações e, se você tiver outro jogo da série Pedro, os dados dos clientes serão integrados.
- O antigo jogo do Castelo Assombrado foi desmembrado em três jogos independentes: Faraó, Bruxa e Castelo desta forma o terapeuta tem acesso facilitado a qualquer um dos jogos acima.
- O jogo das Xícaras passou a ter 4 níveis : detecção no início da palavra, detecção em meio de palavra, detecção no fim da palavra e detecção em posição aleatória.
Pedro no Parque de Diversões Web é composto pelas seguintes atividades:
Carrossel
O gerador de energia está com defeito. Para consertá-lo, o jogador deve ouvir uma palavra separada em sílabas e clicar no totem que contém a imagem falada. A dificuldade cresce conforme o número de totens aumenta.
Habilidade fonológica estimulada: síntese silábica.
Circo
Para que o elefante continue equilibrado na bola e não caia, o jogador deve ouvir uma palavra e identificar o número de sílabas que ela tem. Ao longo do jogo, são apresentadas palavras formadas por uma, duas, três, quatro ou cinco sílabas. No primeiro nível, a criança poderá ouvir a sílaba correspondente (retorno auditivo).
Habilidade fonológica estimulada: segmentação e contagem silábica.
Xícaras
O jogador deve responder as perguntas feitas pelo bule, por exemplo: Tem 'pa' em 'pato'? O nível de complexidade aumenta à medida que as palavras passam a ser formadas por um número maior de sílabas e também pela posição que a sílaba ocupa na palavra.
Habilidade fonológica estimulada: detecção silábica.
Tiro Ao Alvo
No jogo Tiro ao Alvo aparecem alguns patos e uma figura. Com uma pistola de água, o jogador deve acertar o pato que falou a palavra que rima com a figura apresentada. A dificuldade aumenta gradativamente com o aparecimento de outros patos.
Habilidade fonológica estimulada: identificação de rima.
Reino dos Jacarés
Neste jogo será apresentada uma imagem e o jogador ouvirá três palavras e deverá escolher a que tem a mesma sílaba da figura apresentada. No primeiro nível é exigida a identificação da sílaba inicial, no segundo, da sílaba final e, no último, da sílaba medial.
Habilidade fonológica estimulada: identificação de sílaba inicial, medial e final.
Jogo do Palhaço
Aqui serão exibidos alguns monitores com figuras. Enquanto os balões estão subindo, o jogador ouvirá uma palavra e deverá acertar, com um dardo, no balão que contém a figura cujo nome não rima com a palavra ouvida. A dificuldade aumenta quanto maior for o número de monitores e quanto maior a velocidade com que os balões sobem.
Habilidade fonológica estimulada: identificação de palavra que não rima.
Jogo da Garra
O jogador ouvirá palavras e não-palavras e deverá identificar a palavra oculta. Por exemplo, dentro da palavra 'soldado' existe a palavra 'dado'. Além da figura do dado, outras duas figuras serão exibidas. A dificuldade varia de acordo com o estímulo apresentado (palavra ou não- palavra) e com a posição onde está inserida a palavra escondida (início, fim).
Habilidade fonológica estimulada: exclusão silábica.
Faraó
Aqui o jogador deve executar uma tarefa de inclusão, como: em que parte da palavra 'bóia' foi acrescentado 'ji' para formar 'jibóia'? (início, meio ou fim).
Habilidades fonológicas estimuladas: inclusão e identificação da posição silábica
Bruxa
Aqui o jogador deve executar uma tarefa de exclusão, como: que pedaço foi tirado da palavra “mamão” para formar “mão”?
Habilidades fonológicas estimuladas: exclusão e identificação da posição silábica.
Castelo
O jogador deve executar uma tarefa de substituição, como: a palavra é 'bola', se trocarmos 'bó' por 'ba' que palavra encontramos?
Habilidades fonológicas estimuladas: substituição e identificação da posição silábica.
Big Tower
Aqui temos 3 níveis diferentes: no primeiro, será ouvida a primeira sílaba de uma palavra. Após, duas sílabas serão ouvidas e o jogador deverá escolher qual completa a palavra.
Já no segundo nível, é preciso identificar se ao invertermos as sílabas ouvidas, formaremos ou não uma palavra. No último nível, cada personagem diz uma sílaba e o jogador deve formar uma palavra escolhendo dois personagens.
Habilidades fonológicas estimuladas: formação de palavras a partir de sílaba dada, síntese silábica e transposição silábica.