Pedro no Parque de Diversões tem por objetivo desenvolver a consciência fonológica nos níveis silábico e intrassilábico, mediante atividades de segmentação, síntese, contagem, identificação, inclusão, exclusão, substituição e transposição.
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PEDRO NO PARQUE DE DIVERSÕES WEB - DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

PEDRO NO PARQUE DE DIVERSÕES WEB - DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA


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Pedro no Parque de Diversões Web tem por objetivo desenvolver a consciência fonológica nos níveis silábico e intrassilábico, mediante as seguintes habilidades: 

● segmentação
● síntese
● contagem
● identificação
● inclusão
● exclusão
● substituição
● transposição

O produto pode ser utilizado por Professores (para auxiliar no processo de alfabetização), por Fonoaudiólogos e Psicopedagogos (nos casos de dificuldades e/ou transtornos). A utilização do produto é indicada durante o processo de aquisição da linguagem escrita (com ou sem dificuldades), nos transtornos da função auditiva, nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e nos desvios de fala.

Convém destacar que o uso deste software é indicado após uma avaliação criteriosa da Consciência Fonológica.

Considerações

Para a construção do Pedro no parque de diversões, as coordenadoras preocuparam-se em:

1) Organizar hierarquicamente as habilidades fonológicas de acordo com a sequência proposta no instrumento de avaliação CONFIAS (Moojen e col., 2003);

2) Elaborar as tarefas variando o tipo de unidades a ser estimulada (poli ou monossílabas); o contexto onde as sílabas estão inseridas (onset simples ou complexo); a posição que a unidade silábica ocupa na palavra e na pseudopalavra (inicial, medial, final); a quantidade e o tipo de operações cognitivas exigidas (sintetizar, contar, comparar e identificar ( o que combina e/ou não), segmentar, incluir, excluir, substituir e transpor) e a presença ou ausência de apoio visual e auditivo;

3) Utilizar, na fala dos personagens, as variantes padrão e de prestígio do português brasileiro, com o intuito de minimizar o uso das variantes típicas da região onde foram feitas as gravações. É importante ressaltar que muitas habilidades de consciência fonológica emergem antes da alfabetização e, por esse motivo, a criança, inicialmente, baseia-se na fala para realizar as operações de C.F. Considerando a diversidade linguística do Brasil, caberá ao terapeuta ou educador discutir com a criança as diferentes pronúncias e se necessário, mediar esse processo.

*Acesso via CTS Play. Versão trial 7 dias grátis disponível

*Este Aplicativo utiliza uma conta PREMIUM, acesse a aba Licença de Uso para mais informações

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    Algumas novidades da versão Web:

    - Layout de todos os jogos e animações remodeladas em resolução full-HD e imagens em alta definição.
    - Todos os jogos permitem avançar entre os níveis,  você pode "pular" um nível e trabalhar de forma mais específica cada habilidade.
    - Os jogos apresentam o botão pausa, permitindo que o terapeuta auxilie a criança  e conduza melhor o processo terapêutico.
    - Na maioria dos jogos quantidade de estímulos passou de 5 para 10, possibilitando um maior aprendizado para a criança.
    - Todos os jogos permitem o uso de ruído competitivo.  Você pode optar por ativar ou desativar durante qualquer etapa do jogo, dessa forma, além do treinamento da habilidade fonológica, há a possibilidade de desenvolver a função cognitiva de atenção auditiva e figura-fundo.
    - Você conta com estatísticas demonstrando o desempenho da criança
    - Quando a criança errar, o jogo além de dar uma nova chance, após a segunda tentativa e a persistência do erro, informa a resposta correta intensificando o processo de aprendizagem.
    - Os dados do cliente são salvos na nuvem. Você não corre risco de perder suas informações e, se você tiver outro jogo da série Pedro, os dados dos clientes serão integrados.
    -  O antigo jogo do Castelo Assombrado foi desmembrado em três jogos independentes: Faraó, Bruxa e Castelo desta forma o terapeuta tem acesso facilitado a qualquer um dos jogos acima. 
    - O jogo das Xícaras passou a ter 4 níveis : detecção no início da palavra, detecção em meio de palavra, detecção no fim da palavra e detecção em posição aleatória. 

     

    Pedro no Parque de Diversões Web é composto pelas seguintes atividades:

     

    Carrossel

    O gerador de energia está com defeito. Para consertá-lo, o jogador deve ouvir uma palavra separada em sílabas e clicar no totem que contém a imagem falada. A dificuldade cresce conforme o número de totens aumenta.

    Habilidade fonológica estimulada: síntese silábica.

     

    Circo

    Para que o elefante continue equilibrado na bola e não caia, o jogador deve ouvir uma palavra e identificar o número de sílabas que ela tem. Ao longo do jogo, são apresentadas palavras formadas por uma, duas, três, quatro ou cinco sílabas. No primeiro nível, a criança poderá ouvir a sílaba correspondente (retorno auditivo).

    Habilidade fonológica estimulada: segmentação e contagem silábica.

     

    Xícaras

    O jogador deve responder as perguntas feitas pelo bule, por exemplo: Tem 'pa' em 'pato'? O nível de complexidade aumenta à medida que as palavras passam a ser formadas por um número maior de sílabas e também pela posição que a sílaba ocupa na palavra.

    Habilidade fonológica estimulada: detecção silábica.

     

    Tiro Ao Alvo

    No jogo Tiro ao Alvo aparecem alguns patos e uma figura. Com uma pistola de água, o jogador deve acertar o pato que falou a palavra que rima com a figura apresentada. A dificuldade aumenta gradativamente com o aparecimento de outros patos.

    Habilidade fonológica estimulada: identificação de rima.

     

    Reino dos Jacarés

    Neste jogo será apresentada uma imagem e o jogador ouvirá três palavras e deverá escolher a que tem a mesma sílaba da figura apresentada. No primeiro nível é exigida a identificação da sílaba inicial, no segundo, da sílaba final e, no último, da sílaba medial.

    Habilidade fonológica estimulada: identificação de sílaba inicial, medial e final.

     

    Jogo do Palhaço

    Aqui serão exibidos alguns monitores com figuras. Enquanto os balões estão subindo, o jogador ouvirá uma palavra e deverá acertar, com um dardo, no balão que contém a figura cujo nome não rima com a palavra ouvida. A dificuldade aumenta quanto maior for o número de monitores e quanto maior a velocidade com que os balões sobem.

    Habilidade fonológica estimulada: identificação de palavra que não rima.

     

    Jogo da Garra

    O jogador ouvirá palavras e não-palavras e deverá identificar a palavra oculta. Por exemplo, dentro da palavra 'soldado' existe a palavra 'dado'. Além da figura do dado, outras duas figuras serão exibidas. A dificuldade varia de acordo com o estímulo apresentado (palavra ou não- palavra) e com a posição onde está inserida a palavra escondida (início, fim).

    Habilidade fonológica estimulada: exclusão silábica.

     

    Faraó

    Aqui o jogador deve executar uma tarefa de inclusão, como: em que parte da palavra 'bóia' foi acrescentado 'ji' para formar 'jibóia'? (início, meio ou fim).

    Habilidades fonológicas estimuladas: inclusão e identificação da posição silábica

     

    Bruxa

    Aqui o jogador deve executar uma tarefa de exclusão, como: que pedaço foi tirado da palavra “mamão” para formar “mão”?

    Habilidades fonológicas estimuladas: exclusão e identificação da posição silábica.

    Castelo

    O jogador deve executar uma tarefa de substituição, como: a palavra é 'bola', se trocarmos 'bó' por 'ba' que palavra encontramos?

    Habilidades fonológicas estimuladas: substituição e identificação da posição silábica.

    Big Tower

    Aqui temos 3 níveis diferentes: no primeiro, será ouvida a primeira sílaba de uma palavra. Após, duas sílabas serão ouvidas e o jogador deverá escolher qual completa a palavra.

    Já no segundo nível, é preciso identificar se ao invertermos as sílabas ouvidas, formaremos ou não uma palavra. No último nível, cada personagem diz uma sílaba e o jogador deve formar uma palavra escolhendo dois personagens.

    Habilidades fonológicas estimuladas: formação de palavras a partir de sílaba dada, síntese silábica e transposição silábica.