Voxmetria realiza o processo de Análise de Voz e Qualidade Vocal através de uma grande variedade de funções e parâmetros, permitindo ao clínico realizar o acompanhamento e comparações entre arquivos de um mesmo cliente e entre modelos de voz.
Product ID: 81
Product SKU: 81
New In stock />
VOXMETRIA - AVALIAÇÃO ACÚSTICA DO SINAL VOCAL

VOXMETRIA - AVALIAÇÃO ACÚSTICA DO SINAL VOCAL


Por:
R$ 988,00

ou 10x de R$ 98,80 Sem juros
 

VoxMetria é um software específico para  Avaliação Acústica do Sinal Vocal, com uma grande variedade de funções e parâmetros, permitindo ao clínico realizar o acompanhamento e comparações entre arquivos de um mesmo cliente e entre modelos de voz.

A nova versão 5.0, coordenada pela associação da Dra. Mara Behlau com o Dr. Leonardo Lopes, cientistas e clínicos reconhecidos, oferece a possibilidade de se obter medidas modernas de tendência internacional. 

Desta forma, o VoxMetria 5.0 inclui os conhecidos parâmetros acústicos baseados na extração da frequência fundamental (como frequência média e moda, variabilidade da fundamental, jitter e shimmer, além de um traçado espectrográfico de qualidade) e a novidade da obtenção de índices cepstrais modernos, que não dependem da extração da frequência fundamental e que são sensíveis a quaisquer condições que afetem a estrutura harmônica da voz, independentemente do nível do componente ruído presente na emissão vocal. Essa característica faz com que as medidas cepstrais sejam, atualmente, consideradas os índices mais robustos para caracterização da qualidade vocal e predição da presença de disfonia.  Dessa forma, a nova versão do VoxMetria 5.0 assume a posição ideal na análise confiável de vozes com ampla faixa de desvios.  Com o VoxMetria 5.0, a tradicional e amigável interface do programa incorpora a análise acústica de ponta, com os modernos parâmetros CPP, CPPS e DAI. O melhor da análise acústica passa a não estar mais limitado aos laboratórios universitários e nem de domínio exclusivo de programas de alto custo, mas está acessível para todo o clínico que deseja melhorar a qualidade da avaliação, o diagnóstico e o monitoramento de indivíduos com queixa vocal. 

Principais Vantagens

- Concepção e realização brasileira, com assistência técnica e científica compatíveis com as necessidades do Fonoaudiólogo brasileiro. 

- Software de fácil utilização, manual impresso e ajuda on-line. 

- Avaliação acústica rápida, dinâmica e precisa. 

- Poderoso recurso educacional para o clínico e o paciente. 

- Gráficos de fácil compreensão e possibilidade de comparação dos sinais de áudio na mesma tela, tanto para análise de voz como para qualidade vocal. 

- Elaboração de um diagrama de desvio fonatório, que permite situar em um único gráfico, o desvio da produção vocal em nível laríngeo.

 

Você pode compartilhar as informações cadastrais entre todos os produtos de voz da familia CTS (VoxGames, VoxMetria, FonoTools, Vocalgrama, FonoView). 
 

Coord.: Dra. Mara Behlau e Dr. Leonardo Lopes.


* Licença válida por 12 meses. Clique na aba "valores" para mais informações.


*Acesso via CTS Play. Versão trial 7 dias grátis disponível!

promoção, vox metria, praat, vox, análise de voz, shimmer, jitter, Diagrama desvio fonatório, avaliação da voz, qualidade vocal, Mara behlau, dr. speech, voice, laudo vocal

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

    Principais características:

     

    Cadastro de Clientes

    Nesta tela realiza-se o cadastro e a manutenção das informações pessoais dos clientes.

     

    Edição de Áudio

    VoxMetria permite a gravação ou a importação dos arquivos de áudio para análise. As seguintes operações na edição de um arquivo de som são disponibilizadas:

    Recortar Copiar Colar
    Ampliar sinal de áudio Desfazer Zoom

     

    1. Funções de Voz na Fala

    Sinal de Áudio

    Esta tela mostra um gráfico do arquivo de som, com cores distintas nas áreas com ou sem sonorização laríngea.

    Frequência Fundamental e Intensidade

    Por meio da observação desta tela pode-se compreender como o paciente controla a frequência (em Hz) e a intensidade da emissão (em dB) ao longo do tempo de sustentação de uma vogal, o que corresponde ao controle da glote à passagem do ar pulmonar sonorizado; os dados dos três parâmetros podem ser obtidos em qualquer ponto do gráfico pelo simples posicionamento do cursor sobre o trecho que se quer analisar.

    Histograma da F0

    Esta tela mostra o histograma da frequência Fundamental permitindo verificar as frequências predominantes em forma de um gráfico de barras.

    Espectro de Energia e LPC

    Nesta tela podemos observar os formantes por meio de dois diferentes cálculos, o LPC (Linear Predictive Coding) e o FFT (Fast Fourier Transformation). Enquanto o LPC mostra o envelope do espectro (o que pode ser melhor em vozes muito alteradas), o FFT é baseado nos harmônicos do som e permite identificar até que região de frequência há componente harmônico definido.

     

    Espectrograma

    Esta tela oferece o traçado espectrográfico em faixa-larga e faixa-estreita, onde podem ser comparados, de modo conveniente, os formantes e os harmônicos do som, com a possibilidade de se modificar o ganho através de um controle em forma de régua deslizante na própria tela. Por meio desta análise podemos compreender a coaptação glótica, a ressonância vocal a precisão articulatória da emissão do cliente.

    Estatísticas

    Esta tela oferece os valores extraídos para o cálculo dos diversos parâmetros da frequência fundamental e sua intensidade, essenciais na análise acústica da voz, assim como os dados referentes à sonorização da emissão analisada.

    Selecionando a área do arquivo de som, você obterá os gráficos e valores específicos da região desejada.

     

    2. Funções de Qualidade Vocal

    Diagrama de Desvio Fonatório

    Esta tela oferece um gráfico visual, simples e direto, que posiciona a emissão do cliente dentro de uma região normal ou alterada, por meio da marcação de um pequeno círculo vermelho, que indica o valor médio, e círculos menores verdes, que mostram a distribuição da irregularidade durante a emissão da vogal, particularmente quanto ao desvio fonatório presente; possibilita informação resumida e precisa sobre a qualidade da emissão.

    Estatísticas

    Esta tela oferece os valores extraídos para a análise dos índices de perturbação a curto-prazo (jitter e shimmer), as medidas de irregularidade e as medidas de ruído, que permitem analisar o componente harmônico e o grau de regularidade da emissão.

     

    Espectrograma, F0 e Intensidade

    Essa tela oferece o traçado espectrográfico em faixa-estreita, além dos gráficos demonstrando a frequência fundamental e a intensidade do trecho do arquivo de som desejado.

     

    Vogais

    Nesta tela são apresentados os pontos calculados relativos as frequências dos formantes F1  e F2.

     

    3. Funções de Análise Cepstral (NOVO)

    Para realizar-se a análise Cepstral, dois arquivos de voz devem ser gravados separadamente:

    - A vogal "é" sustentada por alguns segundos.

    - A frase "Olha lá o avião azul".

    Após a gravação das duas amostras de voz, as seguintes funções são disponibilizadas:

    CPP - Vogal/CPP- Frase

    Mostra o gráfico do Cepstral Peak Prominence (CPP) da vogal "é" e da frase em tela. O eixo X deste gráfico representa os valores de Quefrência e o eixo Y os valores em decibéis.

    CPPS - Vogal/CPPS - Frase

    Mostra o gráfico do Cepstral Peak Prominence Smoothed (CPPS) da vogal "è" e da frase em tela. O eixo Y deste gráfico representa os valores de Quefrência e o eixo X o tempo (em segundos).

    DAI - Dysphonia Acoustic Index

    A partir das amostras de voz da vogal "é" e da frase "Olha lá o avião azul", o índice de DAI é calculado. Para valores de DAI > 0,5 existe alta probabilidade da ocorrência de distúrbio de voz, enquanto valores <= 0,5 determinam alta probabilidade de indivíduos vocalmente saudáveis.

     

    Editor de Anotações

    Um editor de texto é disponibilizado, permitindo ao Clínico especificar anotações a respeito de cada arquivo de som sendo trabalhado.

     

    Comparação e Acompanhamento

    A tela de comparação permite analisar concomitantemente dados de dois arquivos, aplicando as funções de análise de voz e qualidade vocal, permitindo que o avaliador e o cliente discutam diferenças entre os dois sinais sonoros, analisando a evolução de um tratamento ministrado, sendo possível ouvir os arquivos analisados.

    Em uma sessão de qualidade vocal, é possível realizar o acompanhamento da evolução do paciente incluindo vários arquivos em um mesmo Diagrama de Desvio Fonatório.

     

    Relatórios

    Além dos dados do cliente e suas anotações, você pode imprimir todos os gráficos disponibilizados por VoxMetria de forma simples e prática.