Pedro em uma Noite Assustadora tem por objetivo desenvolver a consciência fonológica, no nível fonêmico e fonoarticulatório, bem como, estimular a associação som-letra, através de vários jogos e tarefas.
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PEDRO EM UMA NOITE ASSUSTADORA - CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, FONOARTICULATÓRIA E RELAÇÃO SOM-LETRA

PEDRO EM UMA NOITE ASSUSTADORA - CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, FONOARTICULATÓRIA E RELAÇÃO SOM-LETRA


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Pedro em uma Noite Assustadora tem por objetivo desenvolver a consciência fonológica, no nível fonêmico e fonoarticulatório, bem como estimular a associação som-letra, através de tarefas de:

- identificação e comparação do fonema inicial e final;
- identificação fonêmica em palavras e sílabas complexas;
- síntese fonêmica;
- segmentação e contagem fonêmica;
- associação do som com a imagem fonoarticulatória;
- associação da letra com a imagem fonoarticulatória;
- identificação fonoarticulatória inicial em palavras; 
- associação do som com a letra;
- conversão fonema-grafema.

 

Pode ser utilizado como ferramenta auxiliar no processo de alfabetização, no tratamento de dificuldades/transtornos de aprendizagem e nos desvios fonológicos.

Coord.: Fga. Ms. Rosangela Marostega Santos
Fga. Ms. Melissa Bernardes Toffoli.
Fga. Ms. Adriana Corrêa Costa.

 

*Acesso via CTS Play. Versão trial 7 dias grátis disponível!

*Este Aplicativo utiliza uma conta PREMIUM, acesse a aba Licença de Uso para mais informações

 

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    Pedro em uma Noite Assustadora tem por objetivo desenvolver a consciência fonológica, no nível fonêmico e fonoarticulatório, bem como, estimular a associação som-letra. O software possui os seguintes jogos:

     

    Kamikaze

    O objetivo do jogo é realizar a identificação e a comparação do fonema inicial e final.

    Você vai ouvir duas palavras. Sua tarefa é descobrir se elas começam com o mesmo som (nível 1) ou se elas terminam com o mesmo som (nível 2).

     

    Roda Gigante 

    O objetivo do jogo é realizar a síntese fonêmica.

    Para passar pelo desafio é preciso ouvir os sons de uma palavra e clicar nas figuras que aparecem nas cadeiras da roda gigante. A tarefa é juntar os sons e descobrir qual palavra foi dita.

     

    Viking 1

    O objetivo do jogo é realizar segmentação e contagem fonêmica.

    Para conseguir passar por este desafio o Viking irá mostrar uma figura e você deverá identificar quantos sons formam a palavra. Para isso é preciso separar a palavra som por som.

     

    Viking 2

    O objetivo do jogo é realizar contagem e segmentação fonêmica.

    O Viking irá sortear um número, e sua tarefa é descobrir qual das figuras têm o mesmo número de sons que foi sorteado, para isso você deve separar som por som o nome de cada figura e clicar sobre a imagem correta.

     

    Cemitério

    O objetivo do jogo é realizar identificação fonêmica em palavras e sílabas complexas.

    Você vai ver cinco túmulos abertos. Dentro de cada túmulo será exibida uma forma geométrica que representa a posição de um som dentro da palavra ou dentro de uma sílaba complexa. A tarefa é clicar na forma que representa a posição correta do som dentro da palavra que acabou de ouvir.

     

    Naves

    O objetivo do jogo é realizar associação do som e/ou da letra com a imagem fonoarticulatória, bem como realizar a identificação fonoarticulatória inicial em palavras.

    Você deve controlar a nave com a barra de espaço, ao pressionar ela sobe, ao soltar ela desce. Tome cuidado para não bater nos inimigos, você perderá pontos.

     

    Montanha Russa

    O objetivo do jogo é realizar a conversão fonema-grafema.

    Você deve controlar a nave com a barra de espaço, ao pressionar ela sobe, ao soltar ela desce. Tome cuidado para não bater nos inimigos, você perderá pontos.

    Para isso você deve clicar no vagão com o desenho da letra que representa o som que acabou de ouvir.